Centenas de pessoas na XXV Corrida de Cavalos em Celorico de Basto

O Hipódromo Municipal em Carvalho, Celorico de Basto, voltou a receber mais uma prova a contar para o Campeonato Nacional de Hipismo. A prova contou com 7 mangas, sendo que para o campeonato nacional contaram apenas 6, três a galope e três a trote atrelado.

Durante a provas, foi visível a destreza dos cavalos e cavaleiros na tentativa de chegar aos lugares do pódio. Como habitualmente, a corrida a galope contou com maior entusiasmo por parte dos aficionados que torceram de forma efusiva pelas diferentes quadras em prova.  Provas muito renhidas do primeiro ao último instante, com os jokeys a mover o cavalo, a toda a velocidade para a linha da meta. O entusiasmo manteve-se no trote atrelado, com o drive a comandar o cavalo em “trote” nas diferentes mangas apresentadas.

Para Maria José Marinho, Vereadora da cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto, “esta é mais uma atividade inserida no cartaz cultural do Município para os meses quentes de verão, uma iniciativa que atrai centenas de pessoas apaixonadas por este tipo de provas. Esta é uma prova que temos vindo a valorizar, até porque está intimamente ligada à preservação do mundo rural, usos e costumes desta terra”.  A autarca celoricense diz que “este hipódromo conta com condições de excelência para a prática da modalidade e estamos a articular todos os esforços para o dinamizarmos com maior regularidade, com várias provas ao longo do ano”.

A mesma vontade é partilhada pelo Presidente da União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla), António Jorge Marinho, “esta é uma modalidade muito acarinhada pelas gentes desta terra, bem visível pela moldura humana que hoje aqui se deslocou para assistir às provas de hipismo. Ainda este ano prevemos organizar mais uma prova, durante o mês de outubro, porque este espaço merece e os apaixonados pela modalidade também”.

Esta prova decorre de uma parceria entre a Câmara Municipal, a União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla) e a Liga Portuguesa de Trote e Galope. Segundo  Hélder Barbosa, Presidente da Liga, o Hipódromo Municipal de Carvalho “tem excelentes condições para a modalidade, existem uns pequenos aperfeiçoamentos que se podem fazer de futuro, sobretudo a vedação interior, que é em madeira rígida e deveria ser uma sebe ou uma vedação em pvc, algo mais flexível para salvaguarda de cavalos e cavaleiros em caso de queda”. Contudo, “o mais importante e prioritário é trazermos cá mais jornadas, trazer mais corridas a Celorico de Basto” disse o Presidente da Liga.