Festas do concelho em Celorico de Basto

Cortejo etnográfico, momento de uma singularidade ímpar, voltou a não desiludir os milhares de pessoas presentes.

Carlão, Ágata e fogo-de-artifício proporcionaram noite memorável

As festas do Concelho em honra de S. Tiago começaram no dia 25 de julho, Feriado Municipal e terminaram este domingo, 30 de Julho. Foram 6 dias de intensa atividade cultural que proporcionaram espetáculos memoráveis.

Como habitualmente o destaque destas festas recaiu no cortejo etnográfico “um momento que procura retratar os usos e costumes locais e imortalizar as tradições desta terra” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca destaca a adesão da população ao longo dos 6 dias de atividade. “Foram 6 dias muito intensos, com eventos variados e direcionados a vários estilos musicais para corresponder a todos os gostos. As festas do concelho procuram ser a maior atividade cultural desenvolvida pelo Município, um evento que conta com cabeças de cartaz do panorama nacional mas que valoriza, cada vez mais, os grupos locais, as tradições, a etnografia, aquilo que é nosso e que melhor identifica esta terra do Minho”. Ao mesmo tempo “estas festas são a melhor forma de dar as boas-vindas aos emigrantes que por estes dias chegam a esta terra, oriundos de vários países do mundo, para matar saudades das suas gentes e das nossas tradições e da terra que os viu nascer”.

De facto, o cortejo etnográfico foi o auge destas festividades, um momento que contou com a participação das juntas de freguesia do concelho e das associações e coletividades que trouxeram a mostra das tradições muito focados nas atividades rurais mas também um retrato das atividades desenvolvidas no setor associativo. Em dia de encerramento, dia de tradições, decorreu ainda o festival de folclore com a presença dos ranchos folclóricos do concelho.

A noite de sábado contou com a atuação da consagrada cantora Ágata e do cantor Carlão, duas atuações que deixaram a plateia ao rubro. Uma noite que contou com uma majestosa sessão de fogo-de-artifício, que iluminou o céu de Celorico e que terminou em beleza com um grande aplauso da multidão presente. Pela noite dentre decorreu o S. Tiago toda a noite com os dj´s a animar os presentes. Esta iniciativa teve lugar também na sexta, em formato remember. Este foi um dia que contou com a atuação da banda Filarmónica de Sta. Tecla e dos Fogo Fogo. Na quinta foi noite d desgarradas, na quarta a festa contou com o concerto do grupo Omni’s, uma banda da terra que animou todos os presentes. Na terça, Feriado Municipal, o destaque foi para o despique de bombos com a presença dos 7 grupos de bombos do concelho. Mas festa começou logo pela manhã, com uma eucaristia de homenagem ao S. Tiago, a tarde teve os idosos como protagonistas com as marchas populares do Celorico a Mexer.