71 jovens chegam hoje a Celorico de Basto vindos de França para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude

Celorico de Basto está pronto para receber a comitiva francesa da Diocese de Troyes, França, que chega hoje, às 19h30, para participar nos Dias na Diocese, dias que antecedem a semana das Jornadas Mundiais da Juventude.

Voluntários são o motor de toda a organização destes Dias na Diocese

O Município em parceria com o Arciprestado de Celorico de Basto desenvolveu um vasto programa cultural, lúdico e religioso para receber este grupo e o grupo espanhol que chega na próxima sexta-feira.

“Estamos ansiosos por receber estes jovens no nosso concelho” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “ Celorico de Basto vive por estes dias as festas do concelho, com múltiplas atividades lúdicas e culturais a acontecer. A vinda destes jovens vem acrescentar mais dinamismo e permitir que muitos dos jovens deste concelho possam viver, desde já, as Jornadas Mundiais da Juventude. A organização destes dias tem sido exigente e conta com a participação fundamental de mais de meia centena de jovens voluntários, que irão colaborar desde a receção até à partida dos mais de 700 jovens esperados. Estamos muito satisfeitos com esta entrega, esta vontade de colaborar numa missão que será única para cada um de nós” disse o autarca.

Hoje, chegam 71 jovens da diocese Troyes, na França. A maioria vem de autocarro e um pequeno grupo de 17 elementos chega de bicicleta, todos com a missão de participar nestas jornadas.

Na sexta chegam os 595 jovens vindos de Toledo, Espanha.

Além de participarem nas festas do concelho, os jovens terão a oportunidade de participar numa cerimónia religiosa, agendada para o próximo sábado, às 16h30, no parque Urbano do Freixieiro, seguida de arraial e jantar. Um dos momentos mais importantes será a oportunidade de visitarem a igreja paroquial do Corgo onde está sepultado o Venerável Frei Bernardo, patrono das jornadas Mundiais da Juventude pela diocese de Braga.

Terão ainda a oportunidade de desfrutar dos espaços verdes de Celorico de Basto, da ecopista, das piscinas Municipais descobertas, de conhecer e visitar o Santuário de Nossa Senhora do Viso. Momentos marcantes para os 700 jovens que “serão de algum modo vividos por toda a comunidade de Celorico de Basto”, disse o edil celoricense.

Toda a logística para o acolhimento destes jovens está a ser devidamente preparada para tudo decorra na perfeição.