Idosos de Celorico de Basto visitaram o Santuário de Alexandrina de Balasar

Os idosos que integram o programa Celorico a Mexer estiveram ontem, 06 de julho, no Santuário de Alexandrina de Balasar, na Póvoa de Varzim.

Usualmente o Município de Celorico de Basto proporciona um passeio antes das férias de Verão a todos os idosos que integram este programa. Este ano a escolha recaiu sobre o Santuário de Alexandrina de Balasar. Alexandrina de Balasar foi beatificada pelo Papa João Paulo II a 25 de Abril de 2004 na Praça de São Pedro, no Vaticano. Esta santa conta com um sem número de devotos que anualmente acorrem aquele santuário.

A escolha do local foi proposta pelos técnicos do programa Celorico a mexer aos idosos que acataram prontamente. Da visita constou a participação numa eucaristia e visita ao Santuário.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, acompanhou parte da visita dos idosos e referiu que “estes passeios são a oportunidade de promover a socialização entre todos os idosos do Celorico a Mexer, dando-lhes a oportunidade de visitar locais diferentes, únicos, e que ansiavam conhecer”. Contudo, diz o autarca, “independentemente do destino viajar ajuda a melhor a saúde física e mental, e alivia consideravelmente o sentimento de solidão”.

O grupo aproveitou ainda para passar pela praia e desfrutar do dia quente de Verão que se fazia sentir.

As atividades do Celorico a Mexer encerram durante o mês de Agosto, para que os idosos possam desfrutar dos companhia dos seus familiares que regressam à terra natal para desfrutar das merecidas férias. “Neste momento estamos a preparar as Marchas Populares, uma iniciativa muito exigente, sobretudo para os nossos idosos, que ensaiam coreografias e criam as roupas e os adereços. As marchas serão apresentadas ao público no dia de S. Tiago, Feriado Municipal, às 18h00, na praça Albino Alves Pereira”, disse Helena Martinho, Coordenadora da Ação Social do Município de Celorico de Basto. “Um momento também muito marcante nas atividades promovidas neste programa de cariz social”.