Aberta oficialmente a II edição do Ciências de Basto

Decorreu hoje, na Casa da Terra, a abertura oficial da II edição do Ciências de Basto. Um espaço para contemplar, aprender, experimentar e até degustar. Uma multiplicidade de experiências, oferecidas pelos alunos e professores do Agrupamento de Escola de Celorico de Basto mas também por cientistas de renome e produtores locais, tudo em sintonia para proporcionar experiências sensoriais únicas aos visitantes.

A ciência é o mote para a realização desta atividade, “esta é a melhor forma de, em conjunto, divulgarmos a ciência, divulgarmos Celorico, divulgarmos as suas atividades, aquilo que temos de mais genuíno” disse Mário Sousa, Presidente da CAP. “Esta abertura à comunidade com a participação conjunta é o que torna este evento tão marcante” aferiu.

A iniciativa conta com exposições temáticas permanentes, palestras, aquários, sessões informativas, oficinas, workshops e esculturas. A presença de produtores locais vem mostrar que tudo transborda ciência, visível na agricultura, na produção de vinho, de mel, de infusões, chás e outros. Em paralelo, ainda no âmbito desta iniciativa, serão realizados espetáculos musicais, desfiles de moda, Cinema imersivo e observação de estrelas e planetas.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, disse, na sessão de que abertura, que “nosso mundo nunca mudou tanto e em tao pouco tempo, e eu presenciei essas transformações que hoje parecem perdidas no tempo. Hoje falamos de inteligência artificial, a evolução da humanidade foi feita com avanços que contribuíram para a melhoria da nossa qualidade de vida, mas também, por vezes, associada a coisas menos boas e que colocaram em causa a nossa casa comum, o planeta onde vivemos”. O autarca disse ainda que, “é muito importante que os jovens entendam a importância da ciência, e a usem para o bem”.

A Câmara Municipal de Celorico de Basto é parceira no desenvolvimento desta semana da Ciência que decorre na Casa da Terra e em outros locais de Celorico de Basto até ao próximo dia 8 de julho.