Ministro da economia visitou Celorico de Basto

António Costa Silva marcou presença na inauguração do novo arruamento e uma nova unidade industrial no Parque Empresarial da Lameira.

A cerimônia de inauguração ocorreu no dia 28 de junho, às 15h30 nas instalações do Parque Empresarial de Lameira, em Celorico de Basto. O evento contou também com a presença do presidente do IAPMEI, de várias autoridades locais e regionais, empresários, representantes da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e demais convidados.

O arruamento agora inaugurado representa um marco significativo no desenvolvimento deste parque empresarial, onde estão instaladas mais de uma dezena de empresas e reforça a posição de Celorico de Basto como um local estratégico para investimentos empresariais, oferecendo condições favoráveis para o crescimento sustentável das indústrias locais e a atração de novos investimentos.

Este novo arruamento é essencial para a ADLANEXT, a nova unidade de produção da ADLA, uma empresa de extrusão de alumínios a laborar na Lameira desde 2011, que passa agora a contar com uma nova unidade, duplicando a sua capacidade de produção. Esta nova unidade fabril obteve financiamento do IAPMEI no âmbito do Portugal 2020 e irá contribuir para reforçar o papel de Celorico de Basto no setor da metalo-mecânica, promovendo a inovação e a competitividade, a criação de empregos e um importante impulso para a economia local.

António Lobo, administrador da ADLA, mostrou a sua satisfação pela concretização “de um momento importante na vida da empresa, em que é reforçada de forma significativa a capacidade de produção, permitindo dar uma resposta positiva à procura do mercado, sobretudo internacional”. O empresário agradeceu o empenho de todas as entidades “que permitiram a concretização desta obra que está já em laboração, bem como a todos os colaboradores da empresa, os grandes responsáveis pelo crescimento da empresa”.

António Costa Silva, usou da palavra no momento da inauguração e elogiou “a visão e arrojo dos empresários na concretização de um investimento no setor industrial que é fundamental para a economia nacional”. O ministro destacou ainda o “papel do município, que acompanhou e apoiou os empresários nas suas necessidades, contribuindo para que este investimento se concretizasse”.

José Peixoto Lima, presidente da autarquia, manifestou a sua satisfação “pela concretização deste projeto importante para o concelho, num parque empresarial que tem demonstrado ao longo dos anos o seu potencial e resiliência”. O autarca elogiou “a audácia e determinação dos empresários na concretização dos seus propósitos e os serviços do município que acompanharam todo o processo desde o início até ao final, cumprindo o seu papel de facilitador num concelho que é amigo do investidor e do investimento”. O Presidente da Câmara agradeceu a presença do ministro “que muito honra o concelho e a oportunidade de município e privados poderem mostrar ao governo central o trabalho realizado em conjunto para a dinamização do território e contributo para a economia do país”. José Peixoto Lima não perdeu a oportunidade e reforçou a “necessidade urgente de se cumprir o prometido nó da A7 em Celorico de Basto, um ato de inteira justiça para um concelho que é atravessado por esta via de comunicação sem ter no seu território qualquer acesso”, concluiu.

A ADLA tem 12 anos de atividade no concelho de Celorico de Basto, dedicados à extrusão, tratamento e comercialização de perfis de alumínio. Conta atualmente com mais de 40 funcionários e faturação na ordem dos 25 milhões de euros em 2022.

ADLANEXT é um novo investimento de cerca de 10 milhões de euros, apoiado pelo IPMEI, que prevê duplicar o número de postos de trabalho e volume de faturação a curto prazo, resultando num forte contributo para o desenvolvimento económico de um território de baixa densidade como o concelho de Celorico de Basto e também para a região do Douro, Tâmega e Sousa, nomeadamente pela criação de emprego, contribuindo para a fixação de pessoas, para a diversificação do tecido empresarial local, e para o crescimento do PIB regional.