Atelier de artes e saberes completou um ano de atividade

Ao longo de um ano, o projeto concebido e desenvolvido pelo programa CLDS-4G recuperou tradições e renovou competências envolvendo mais de duas dezenas de utentes.

O Atelier de Artes e Saberes é uma iniciativa inspiradora, desenvolvida no âmbito do programa de dinamização social CLDS-4G com o apoio do Município de Celorico de Basto. Limitado no tempo pela pandemia, em apenas um ano de atividade o atelier alcançou resultados assinaláveis, capacitando mais de duas dezenas de participantes desempregados e reformados por meio do ensino de habilidades artísticas e artesanais, com a perspetiva de criação do próprio emprego.

Desde o seu lançamento, o Atelier de Artes e Saberes tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, fornecendo-lhes as ferramentas e conhecimentos necessários para explorar seu potencial criativo e empreendedor. Ao longo de um ano, aulas de costura, bordado, tecelagem e outras, conduzidas por profissionais qualificados, orientaram e incentivaram os alunos a expandirem suas habilidades técnicas e aprimorarem sua expressão artística.

Um dos destaques notáveis deste ano foi a participação ativa do atelier na festa das camélias, onde os participantes aplicaram os princípios da sustentabilidade ao decorar a casa da terra e outros espaços públicos. Sob a orientação dos instrutores do atelier, eles demonstraram uma dedicação excecional na incorporação dos valores fundamentais de reciclagem, reutilização e redução na criação de elementos decorativos que abrilhantaram aquele que é o maior evento do concelho, criando uma atmosfera festiva verdadeiramente única e ecologicamente consciente.

O Atelier de Artes e Saberes não proporcionou apenas a aquisição de novas habilidades aos participantes, mas promoveu também um ambiente inclusivo e solidário. Através dessa iniciativa, pessoas desempregadas e reformadas encontraram um espaço onde se sentiram valorizadas e encorajadas a explorar seu potencial artístico e empreendedor.

José Peixoto Lima, visitou o Atelier no encerramento deste ano e ouviu dos participantes a vontade de continuar e o pedido para a integração do Atelier na esfera de atividades da Câmara Municipal, agora que o CLDS-4G encerra a sua atividade. O autarca, presenteado com um trabalho alusivo às camélias produzido no atelier agradeceu “o empenho e dedicação de todos os participantes, dos instrutores e de todos os envolvidos nesse projeto. Acredito firmemente que a arte e o artesanato têm o poder de transformar vidas e construir comunidades mais fortes e criativas e que este atelier cumpriu um papel importante na vida dos seus utentes e da comunidade em geral, podendo vir a reforçar a sua ação e relevância no futuro”, concluiu.