Trail do Ladário e Rota do Vinho Verde

Uma prova que cresce a cada edição e que a organização acredita poder integrar o Circuito Nacional de Trail

Uma das rotas mais atrativas do concelho de Celorico de Basto onde as vinhas se “enlaçam” ao monte do Ladário, numa harmonia bucólica onde se exalta a beleza da vida campestre e da natureza, contou com centenas de participantes na segunda edição do Trail do Ladário e Rota do Vinho Verde.

A organização, a Junta de Freguesia de Canedo de Basto e Corgo, pela voz do Presidente, Sérgio Mota, afirma que se trata “de uma prova muito exigente no que respeita à organização. Tenho uma equipa que esteve a trabalhar na integra para esta iniciativa há mais de 4 meses, uma equipa empenhada para que tudo corresse em conformidade e que proporcionasse o maior prazer aos participantes, creio que o objetivo foi atingido”. Jorge Alves, Pedro Silva, Jorge Carvalho, Paulo Rocha, Daniel Andrade são os “5 cavaleiros que tornaram esta prova possível assim como a AMA – Associação Mondim de Atletismo que trouxe o seu saber e atletas para engrandecer ainda mais esta iniciativa”.

O trail contou com duas provas, uma de 18 Kms, o Trail Longo, e outra de 12 kms, o trail curto. Os atletas de Celorico de Basto e dos 4 cantos deste Portugal, habituadas a estas provas, lutaram por atingir os lugares no pódio.

Paralelamente ao trail decorreu a caminhada Casa da Taipa, foram 10 kms em formato circular com início e término na Casa da Taipa. Ao longo do percurso os caminheiros puderam usufruir da paisagem, conviver e conhecer um percurso que se altera a cada edição, “tudo para que os participantes usufruam ao máximo das nossas paisagens, com vinhas de perder de vista, passagem pela quinta de Soutelos, e no final um belo repasto com alguns dos nossos produtos tradicionais” disse Sérgio Mota.

Com um dia de sol convidativo, Canedo de Basto participou em força nesta caminhada. Emília Teixeira, de 58 anos, participa pela primeira vez, “é uma forma de lembrar alguns locais da minha freguesia, estive muitos anos em França, há locais que desconheço”. Um casal Belga, a residir em Canedo há 6 meses, estavam inebriados com o que ia observando ao longo do percurso. Anita disse que “é tudo muito bonito, as pessoas são incríveis, o vinho é extraordinário, estamos a adorar o percurso e viver em Canedo”.

Por entre os caminheiros andava o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, também ele anfitrião da iniciativa. “Celorico de Basto respira movimento e bem-estar. Hoje, aqui na minha terra é com muita alegria que vejo esta moldura humana a participar no trail e na caminhada. Estas provas desportivas têm vindo a tronar-se em verdadeiros clássicos neste concelho. Várias provas são realizadas ao longo do ano com três objetivos principais, a promoção do companheirismo, do convívio e da saúde e bem-estar”.  O edil celoricense praticante assíduo de atividade física e “amante” de caminhadas foi dos primeiros a chegar à meta.

Uma verdadeira festa que se prolonga até ao fim da tarde.

Os resultados do trail de 18kms e de 12 kms estão disponíveis, nas várias categorias, em portimer.pt.