BTT dos Carreirinhos e caminhada solidária juntaram, no passado fim de semana, centenas de participantes em atividades de descoberta da natureza e das belezas naturais da freguesia.

Decorreram, no passado domingo, 30 de abril, o BTT dos Carreirinhos e a Caminhada Solidária, eventos promovidos pela Junta de Freguesia de Borba da Montanha e Município de Celorico de Basto, que juntaram centenas de participantes entre praticantes de BTT e de pedestrianismo que aproveitaram o dia para a prática desportiva, desfrutando de belas paisagens e trilhos que permitem a descoberta da região.

O BTT dos Carreirinhos, à 3.ª edição, mostrou que é um evento consolidado, capaz de mobilizar os amantes desta modalidade e juntar um elevado número de participantes, locais ou dos municípios vizinhos, com a proposta de 2 percursos de BTT, de 25 e 50km sob estradas de terra e pedra, trilhos montanhosos, subidas e descidas irregulares e com algumas passagens pelos pequenos, incertos e rurais caminhos da freguesia.

Em paralelo, decorreu a Caminhada Solidária, que juntou igualmente centenas de participantes num percurso elogiado pela sua beleza e singularidade. O valor das inscrições nesta caminhada reverte a favor da Liga Portuguesa contra o cancro.

No final, todos os participantes se juntaram para um reforço alimentar e convívio animado que serviu como momento de confraternização.

O executivo Celoricense fez-se representar neste evento pelo vereador Domingos Teixeira, que realizou a prova de BTT e a vereadora Maria José Marinho, que realizou a caminhada.

Os dois reforçaram a importância de descentralizar atividades por todo o território do concelho, valorizando o que todas as freguesias têm de melhor, para benefício da população local e reforçar a atratividade do concelho no seu todo e cada freguesia em particular. Deixaram também “um agradecimento a todos os que se envolvem e apoiam a organização deste evento que cresce a cada edição e continuará a crescer em 2024”.