frei bernardo

90º Aniversário do falecimento do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos

Hoje, 04 de julho, celebra-se o 90º aniversário do falecimento do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos e a paróquia de S. Romão do Corgo realizou uma eucaristia para lembrar a data.

Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos será o patrono das Jornadas Mundiais da Juventude em 2023 pela Diocese de Braga

A cerimónia foi presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga, que observou que Frei Bernardo de Vasconcelos será o patrono das jornadas Mundiais da Juventude, pela Diocese de Braga, a realizar em 2023, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, num encontro entre o Papa Francisco e milhares de jovens de todo o mundo.

O Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos morreu três dias antes de completar 30 anos, a 7 de julho de 1902, um jovem que cedo sentiu o apelo à vocação sacerdotal e entrou no Mosteiro beneditino de Singeverga em agosto de 1924, no mês seguinte continuou os estudos em Espanha e passados dois anos (1926) foi estudar Teologia para a Bélgica. Depois de ter sido diagnosticada a doença de Pott, que afeta a coluna vertebral, frei Bernardo de Vasconcelos viajou para o Porto onde continuou os estudos e faleceu antes de ser ordenado sacerdote, sendo subdiácono.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, marcou presença nesta celebração religiosa e salientou a importância deste jovem, o Venerável Frei Bernardo, “na vocação de muitos jovens que o vêm como exemplo. Um jovem que aspirou a seguir a vocação de sacerdote, um ser humano extraordinário, um cristão exemplar, um grande poeta, com várias obras publicadas e de uma profundidade deslumbrante”.

A Santidade do monge e poeta foi reconhecida, após terem sido estudados os seus escritos e percurso de vida, e reconhecida a heroicidade das suas virtudes, com a atribuição do título de venerável, segue-se agora a possível beatificação e canonização, após lhe ser atribuído um milagre.