7.ª Mostra Educativa e Profissional de Celorico de Basto: Um Guia para o Futuro dos Jovens

A Casa da Terra acolheu no dia 11 de abril, a 7.ª edição da Mostra Educativa e Profissional, um evento de referência na região que reuniu 32 entidades, entre universidades, institutos politécnicos, escolas profissionais, forças de segurança e outras instituições ligadas à formação e à carreira profissional.

Destinada aos jovens do 9.º ao 12.º ano, bem como aos seus pais, esta mostra teve como objetivo principal apresentar as diversas opções de educação/formação e de carreira disponíveis para os jovens, ajudando-os a fazer escolhas conscientes e informadas sobre o seu futuro profissional.

Durante todo o dia, os participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com representantes das instituições presentes, conhecer os cursos e programas de formação oferecidos, esclarecer dúvidas e obter informações sobre as saídas profissionais em diferentes áreas.

Entre as entidades participantes destacaram-se universidades de renome, institutos politécnicos reconhecidos, escolas profissionais especializadas e outras organizações como o Exército, a PSP, a GNR e os bombeiros, que também apresentaram as suas oportunidades de formação e de carreira aos jovens interessados.

“Este evento é uma oportunidade para os jovens e os seus pais conhecerem de perto as opções que têm ao seu dispor no que diz respeito à educação/formação e à inserção no mercado de trabalho. Queremos que os jovens possam tomar decisões fundamentadas sobre o seu futuro, tendo em consideração as suas aptidões e interesses”, referiu Maria José Marinho, vereadora com os pelouros da educação e juventude.

Ao longo de todo o dia, centenas de jovens passaram pela 7.ª Mostra Educativa e Profissional de Celorico de Basto que cumpriu assim, mais uma vez, com sucesso, o seu propósito de orientar e informar os jovens na construção do seu percurso educativo e profissional.