3ª Edição do Jornal “Letras de Cá” lançado em Celorico de Basto

Jornal escola “Letras de Cá” foi ontem distribuído na escola Básica de Gandarela em dia de celebração da atividade de Páscoa – “Mesa da Partilha”.

O jornal “Letras de Cá” esteve simbolicamente disponível no quiosque da escola “Quiosque da Liberdade” e é sinónimo do dinamismo deste estabelecimento de ensino “na criação de dinâmicas inclusivas que envolvem a comunidade escolar com brio e dedicação. Este projeto favorece a interação do aluno com a realidade social, desenvolvendo o seu sentido critico e o desenvolvimento do raciocínio, motivando-o para a participação e o sentido de pertença. Ao mesmo tempo é uma forma de tornar a comunidade escolar informada e participativa em projetos que a todos dizem respeito” disse Domingos Carvalho, Diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

Para a Coordenadora da Escola Básica de Gandarela este é um “um projeto que nasceu impregnado de paixão com os alunos e os professores imbuídos no espirito de cidadania vinculado à comunicação, e que permite abrir, em definitivo, as portas à comunidade”.

Este é, de facto, um projeto impregnado de paixão e resiliência que não abre apenas as portas à comunidade “é um projeto que a convida a participar e a sentir a “escola”. Uma escola cada vez mais disponível, atenta e participativa, sempre com os alunos como obras a lapidar, neste que é o maior espaço do conhecimento e do saber. Esta ligação entre a escola e a comunidade acarreta uma multiplicidade de possibilidades e imprime uma responsabilidade crescente e integral, onde todos são visados” palavras de José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

A apresentação do 3º número do “Letras de Cá” coincidiu com a atividade de Páscoa – “Mesa da Partilha”, e contou com uma atividade cultural associada com momentos referentes à Páscoa e à vida de Cristo com reflexão do padre António Gonçalves.